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Perguntas e Respostas Frequentes



Aeronave Ipanema

1. Qual a Função das pontas de asas winglets?
R.: Os winglets deslocam e reduzem os vórtices de ponta de asa. Sendo assim minimizam a possibilidade da ocorrência de deriva na pulverização.
2. Quais os benefícios da hélice tripá?
R.: A hélice tripá proporciona maior tração estática em solo melhorando a condição de decolagem da aeronave. Além disso, minimiza o ruído e facilita o balanceamento da hélice.
3. O etanol utilizado pela aeronave Ipanema EMB-202A é diferente do etanol automotivo?
R.: Não. O projeto EMB-202A foi realizado para homologar a aeronave utilizando o mesmo combustível dos automóveis e encontrados em todos postos de gasolina.
4. A aeronave Ipanema é flex? Pode ser operada com etanol, gasolina de aviação ou uma mistura dos dois combustíveis?
R.: Não. A aeronave EMB-202A deve ser operada apenas com etanol e a aeronave EMB-202 apenas com gasolina de aviação. Nas aeronaves a etanol, a gasolina de aviação é utilizada somente nas partidas com o tempo / motor frio.


Assistência técnica

1. Como posso ter acesso aos manuais da aeronave?
R.: Para ter acesso ao catálogo de peças de reposição basta fazer o cadastro no site Aeroneiva (www.embraeragricola.com.br) e efetuar seu download acessando Suporte ao Cliente > Peças de Reposição > Catálogos. Os manuais de operação, manutenção e boletins de serviço devem ser adquiridos junto à empresa PUBTEC através do telefone (14) 3815-3516.
2. Qual é a duração da garantia da aeronave?
R.: A partir da data de entrega da aeronave, o cliente possui um ano de garantia, sem limite de horas. A garantia está sujeita à análise da equipe de Assistência Técnica da Embraer.
3. Como solicitar a garantia da aeronave?
R.: Para solicitar a garantia da aeronave basta fazer o download do formulário de garantia disponibilizado na seção Assistência Técnica do site Aeroneiva (www.embraeragricola.com.br), preencher os campos solicitados e enviar para assistencia.ipanema@embraer.com.br.
4. Algum serviço em garantia pode ser feito dentro da própria fábrica da Embraer?
R.: Não, os serviços deverão ser feitos em oficinas homologadas pela ANAC.
5. Qual oficina pode ser utilizada para executar um atendimento em garantia?
R.: Qualquer oficina homologada pela ANAC para o atendimento da aeronave e que esteja com os documentos em dia pode fazer o atendimento em garantia. Para tanto, basta contatar anteriormente a área de Assistência Técnica da Embraer para verificar os procedimentos referentes ao envio de peças e prestação de serviços. O contato pode ser feito através do e-mail assistencia.ipanema@embraer.com.br.


Peças de reposição

1. Como devo proceder para cotar peças de reposição do Ipanema?
R.: Acesse o site Aeroneiva (www.embraeragricola.com.br) e siga o seguinte caminho: Suporte ao Cliente > Peças de Reposição > Solicite uma cotação de peças ou envie um e-mail para o pecas.ipanema@embraer.com.br. Em ambos os casos é essencial que sejam informados os PN's das peças de interesse, bem como os dados da aeronave a qual se destinam tais peças e o nome do responsável fiscal. A cotação será enviada para o endereço eletrônico do remetente.
2. A oficina pode cotar peças em nome da pessoa jurídica ou física proprietária da aeronave?
R.: Sim, porém deve informar a razão social ou nome completo do responsável fiscal, uma vez que alguns impostos incidem de forma diferente de acordo com a empresa, dependendo da classificação. A cotação será enviada para o endereço eletrônico do remetente e para aquele que consta no cadastro da pessoa jurídica ou física proprietária da aeronave.
3. A oficina pode adquirir peças em nome da pessoa jurídica ou física proprietária da aeronave?
R..: Não. A autorização de faturamento / confirmação deve ser feita por um dos contatos que constam no cadastro da pessoa jurídica ou física proprietária da aeronave. A oficina pode apenas cotar as peças (vide item 11).
4. Como devo proceder para adquirir peças de reposição do Ipanema?
R.: Após recebimento da cotação, enviar a autorização de faturamento / confirmação para pecas.ipanema@embraer.com.br. É importante sempre referenciar qual é o número da cotação em questão, seja respondendo ao e-mail enviado pela Equipe de Peças de Reposição, seja informando tal dado no corpo do e-mail. A ordem de venda será enviada para o endereço eletrônico do remetente.
5. Como adquirir apenas de parte dos itens que constam na cotação ou uma quantidade diferente daquela que foi cotada?
R.: Basta informar no e-mail de confirmação quais são os itens que devem ser faturados e suas respectivas quantidades. A venda não precisa ser igual à cotação.
6. A Embraer emite boleto bancário?
R.: Não. A Embraer trabalha com depósito bancário em conta corrente. Os dados são informados no corpo do e-mail de confirmação da venda.
7. O prazo de entrega informado no momento da cotação é o mesmo da venda?
R.: O prazo de entrega está sujeito às condições dos estoques no momento de fechamento do pedido, podendo variar ao longo do tempo.
8. A Embraer aceita devolução de peças de reposição?
R.: Sim, mas cada caso deve ser analisado pela equipe de Peças de Reposição da Embraer. Somente após a autorização da área é que o processo de devolução tem início e deve ser feito seguindo um procedimento específico. Não é permitido o envio da(s) peça(s) sem o prévio conhecimento da equipe.